Armários inteligentes otimizam circulação de mercadorias e impactam sustentabilidade

 

A cena é mais comum do que você pode imaginar. Um consumidor compra um produto pela internet. Mas, no dia da entrega, não está em casa para recebê-lo. O produto volta para a base, e uma nova tentativa acontece no dia seguinte. Novamente, o desencontro. No dia seguinte, uma terceira tentativa. A esta altura, o conflito de horários entre o entregador e o cliente já gerou um custo maior do que o desejado de combustível e de tempo, além de já ter comprometido a entrega de outros produtos.

 

Ao invés de recalcular as rotas dos produtos, como as empresas de logística são obrigadas a fazer, há uma forma mais viável, cuja solução vem otimizando as entregas e eliminando os desperdícios. “O segredo é oferecer mais alternativas de pontos de entrega e de horários para o consumidor. A entrega não precisa acontecer necessariamente na casa dele, mas no local mais próximo de onde ele estiver”, sugere Gabriel Peixoto, proprietário da empresa Meu Locker, que atua no fornecimento de armários inteligentes.

 

Ele garante que as empresas do setor de e-commerce já colocaram na ponta do lápis esses custos adicionais, e perceberam que expandir os pontos de acesso ao cliente é uma medida mais adequada do que tentar transformar o momento da entrega numa “coincidência”. “É uma possibilidade muitas vezes remota de o entregador ficar frente a frente com o cliente, por conta de trabalho, de uma consulta médica ou por outros motivos”, pondera.

 

A ideia de espalhar pelas cidades os lockers, como são chamados os armários inteligentes, é de permitir ao cliente uma programação personalizada de onde e quando pegar sua encomenda. Isso garante a redução do tempo do last mile, ou seja, da última etapa do processo de entrega do produto às mãos do cliente, ampliando o leque de pontos de captação do produto.

 

“Ao comprar um determinado produto pela internet, o cliente depara com a possibilidade de escolher não um ou dois endereços, mas vários, e se programar para buscar no local e na hora que lhe convier. E isso de forma segura, com acesso restrito, fácil e rápido, sem intermediários, como um porteiro ou um vizinho, por exemplo. É uma solução que atende às suas necessidades e às necessidades da empresa também”, pontua Gabriel Peixoto.

 

Sustentabilidade

 

Outro ponto favorável à disponibilização de armários inteligentes é a redução da emissão de carbono, conferindo um status de empresa sustentável. A responsável pela logística de entrega reduz o consumo de combustível ao concentrar mais produtos em locais específicos em vez de realizar entregas porta a porta, diminuindo também o número de viagens.

 

Além disso, a otimização dos deslocamentos e a redução das tentativas frustradas de entregar a encomenda garantem excelência no atendimento. “Podemos dizer que é um processo de “ganha-ganha-ganha”: ganha o cliente, ganha a empresa e ganha o meio ambiente, porque a entrega será feita em tempo mais hábil, a um custo menor e mais sustentável. E é essa conta que vem fazendo multiplicar o número de lockers, principalmente nas grandes cidades”, conclui o empresário dono da Meu Locker.