fbpx
Rolar para o topo

Clique e Retire: o que é e por que adotar em seu negócio?

clique-e-retire-app

O nome diz tudo. A modalidade clique e retire, também chamada de click and collect, refere-se à facilitação do processo de compra, de forma que o cliente efetua o pagamento e retira o produto no estabelecimento, em suas imediações ou em algum ponto fixo escolhido.

Sendo assim, há uma redução nos gastos, já que o consumidor não precisa pagar pelo frete e o estabelecimento não depende de transportadoras ou do serviço dos correios, por exemplo, facilitando a logística. 

Além disso, evita-se filas e aglomerações nas lojas, bem como facilita-se o atendimento ao cliente, o qual, para realizar a troca de uma mercadoria, por exemplo, não precisará dirigir-se a um operador de caixa e sobrecarregar o atendimento.

Mas afinal, quais modelos de negócio podem adotar o clique e retire?

O serviço clique e retire é adaptável a diversos modelos de negócio, desde lojas de roupa, por exemplo, até farmácias e drogarias. Os benefícios dessa modalidade, inclusive, se aplicam a todos os modelos também.

clique-e-retire

Como funciona na prática o clique e retire?

Ao comprar online, o consumidor seleciona o local para retirada do produto, a depender das opções oferecidas pelo estabelecimento. A partir daí, o fornecedor pode enviar o produto para o ponto de retirada ou pode coloca-lo em um locker, caso opte por essa modalidade, de modo que o cliente irá presencialmente retirar a compra.

É comum que haja pontos físicos terceirizados para a retirada de produtos pelo cliente, não havendo, necessariamente, relação com a marca. É o caso dos correios, por exemplo, que oferece esse serviço de retirada.

clique-e-retire-amazon

No entanto, muitos estabelecimentos vêm adotando uma forma diferente de realizar o clique e retire, por meio de lockers inteligentes instalados dentro da própria loja ou estabelecimento comercial. 

Nos Estados Unidos, esse exemplo pode ser muito bem materializado pela empresa Amazon, que disponibiliza a retirada dos produtos em lockers espalhados em pontos fixos pelas cidades. 

Os lockers são armários inteligentes por meio dos quais os consumidores podem retirar suas encomendas ao digitar na interface o código recebido no momento da compra ou da entrega, ou, muitas vezes, ao escanear um QR Code. Dessa forma, é uma tecnologia inovadora e que gera comodidade e praticidade para o cliente, que pode retirar suas compras 24 horas por dia, sem precisar enfrentar filas, e redução do custo ligado à última milha para o fornecedor ou comerciante.

Quer saber mais sobre armários inteligentes? Leia o nosso artigo sobre os lockers inteligentes MeuLocker.

Conclui-se, portanto, que o modelo de serviço clique e retire oferece benefícios tanto para o cliente quanto para a empresa, uma vez que o consumidor não precisa mais pagar pelo frete, além de ter uma experiência de compra otimizada, com conforto e praticidade. O estabelecimento, por sua vez, também reduz gastos com última milha, agrega valor à marca e apropria-se de vanguarda tecnológica.

Sendo assim, as vendas se tornam mais atrativas e, com uma experiência diferenciada para o cliente, as chances de fidelização aumentam.

Gostou do artigo? Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades! Ou, entre em contato conosco para tirar dúvidas ou saber mais sobre os lockers.