fbpx
Rolar para o topo

6 dicas para comprar online com segurança

compra-online

Sabemos que comprar online se tornou uma atividade corriqueira para muitas pessoas. Isso porque hoje é possível adquirir produtos e serviços diversos pela internet, havendo facilidade de acesso.

No entanto, é necessário atentar-se para a segurança no momento da compra, já que, muitas vezes, são exigidas informações pessoais e dados bancários pelos e-commerces. 

Por isso, listamos abaixo 6 dicas para você comprar online com segurança e evitar possíveis futuros problemas. Confira:

1. Cheque o cadeado!

Antes de comprar em um site, é fundamental verificar se ele possui o ícone do cadeado na barra de endereço do navegador, no canto esquerdo. Isso porque esse símbolo mostra que o site é seguro e que a conexão não é interceptada, ou seja, os dados fornecidos por você não serão compartilhados com estranhos.

compar-online-segurança

2. Reputação é importante!

Pesquise a reputação do site antes de realizar uma compra. É possível que algumas pessoas tenham tido experiências ruins e relatado isso de alguma forma, o que poderá te ajudar a ficar mais atento. Portanto, antes de comprar, faça buscas em sites como o Reclame Aqui, por exemplo.

3. Senha do cartão de crédito: sua e de mais ninguém!

Parece óbvio, mas ainda existem pessoas que fornecem a senha do cartão de crédito na hora de finalizar compras online. Lembre-se sempre que os sites não devem pedir de maneira alguma a senha do cartão, apenas dados como nome, cpf, número, data de vencimento e código de segurança.

4. Seja seletivo ao comprar online: não salve seus dados em qualquer computador!

É comum que muitas pessoas deixem seus dados salvos em sites para facilitar futuras transações. No entanto, isso não deve ser feito em um dispositivo não confiável ou em um computador público, por exemplo, tendo em vista o risco de acesso por estranhos aos seus dados. 

como-comprar-online-com-segurança

5. Leia o que quase ninguém lê: política de compra e privacidade! 

A maioria das pessoas têm costume de ignorar informações relacionadas à política de compra e privacidade. Porém, existem informações essenciais relativas ao pagamento, troca de mercadoria, garantia, segurança de dados, dentre outros. Portanto, sempre procure por elas!

6. Saiba quais são os seus direitos!

Antes de comprar online, é importante entender sobre quais são os seus direitos, para que possa exigi-los caso haja o desrespeito a eles por parte da loja ou prestadora de serviços. Sendo assim, procure entender sobre os direitos do consumidor e não deixe de usá-los sempre que precisar ou quando se sentir desrespeitado ou lesado.

Aqui, você pode conferir a Cartilha do Consumidor e se informar melhor.

Percebe-se, portanto, que existe uma série de boas práticas de segurança que devem ser seguidas para que uma compra online não gere problemas para o consumidor. Ele deve se sentir seguro no site no qual está navegando, além de saber quais são os termos relacionados ao pagamento, trocas, devoluções, dentre outros. Por isso, pesquise sempre a reputação da marca e tenha cuidado ao fornecer dados sigilosos!

Gostou do artigo? Assine a nossa newsletter e receba outras dicas!