fbpx
Rolar para o topo

Gestão de última milha: entenda tudo sobre

ultima-milha

Muitas pessoas possuem dúvidas no que tange ao conceito de última milha. Isso porque esse termo pode não ser tão utilizado assim no cotidiano. Por isso, decidimos explicar melhor sobre o que se trata e como ocorre na prática.

Última milha é a etapa final do processo de entrega de uma encomenda ao consumidor, ou seja, é o último passo da operação para que a mercadoria comprada via internet chegue até o seu destinatário.

Sendo assim, essa etapa é muito importante no processo como um todo, além do que uma parcela significativa do custo total com a operação da entrega é empregada na última milha.

Por que a last mile incorpora esse custo?

Os gastos estão relacionados, na maioria das vezes, ao horário restrito do serviço de entrega, às entregas malsucedidas ou àquelas que tiverem que ocorrer novamente por algum erro na operação, além das questões de mobilidade urbana também. 

Nesse sentido, segundo a Associação Brasileira de Comercio Eletrônico – ABCOMM, os problemas relacionados à entrega acarretam um custo de 30% em toda a cadeia logística.

Mas afinal, qual a importância da última milha?

entrega-de-encomenda-ultima-milha

Segundo estatísticas do portal Statista, em 2019, as vendas de comércio eletrônico representaram 14% de todas as vendas no varejo em todo o mundo. Ao mesmo tempo, segundo a ABCOMM, mais de 35% dos consumidores alegaram enfrentar problemas com o recebimento de encomendas. 

Sendo assim, é fundamental oferecer uma entrega de qualidade para os destinatários, já que uma boa experiência com a compra – o que inclui desde o primeiro atendimento ao cliente até o processo final, com o recebimento da encomenda – é o primeiro passo para gerar fidelização e recomendação da marca. 

É muito vantajoso para um negócio possuir clientes recorrentes, que ficam satisfeitos com o serviço e com o produto e que, portanto, voltam a comprar. Além disso, a indicação para outras pessoas, fruto da etapa de encantamento, é capaz de gerar novas oportunidades.

Por que vale a pena otimizar a gestão de última milha do seu negócio?

A solução de otimização reduz significativamente os custos da cadeia de logística, o que amplia a margem de lucro com o negócio. O investimento disponibilizado inicialmente, na maioria das vezes, é compensado pelos lucros advindos das operações.

Além disso, a grande vantagem é oferecer uma entrega rápida, segura e de qualidade, diminuindo as reclamações da marca e aumentando a satisfação do cliente, o qual, como vimos, pode se tornar um potencial divulgador do negócio.

Por fim, quais são as alternativas para reduzir os gastos com a last mile?

Marketplace

last-mile

Uma alternativa viável para a redução dos custos como um todo tem sido a adoção do chamado marketplace, plataforma que permite a diversas lojas diferentes venderem seus produtos em um só lugar. Dessa forma, o consumidor realiza a compra de um produto de uma determinada loja, mas este, muitas vezes, será vendido e enviado por outra. 

Com isso, a logística de compra e a de entrega é reformulada, sendo que o comerciante economiza nos custos do frete e otimiza a gestão da compra. Dois grandes exemplos de marketplace são a Amazon e a Americanas

Armários inteligentes

Uma outra solução para diminuição dos gastos com última milha é a adoção dos chamados armários inteligentes. Esses armários possuem tecnologia de ponta e são programados para serem abertos somente mediante o fornecimento de uma senha ou escaneamento de um QR code

Com isso, o consumidor realiza uma compra online e retira sua encomenda no armário digital, que pode ser instalado na própria loja ou em algum outro ponto estratégico da cidade, como em shoppings, estacionamentos, dentre outros.

Para o comerciante, isso implica em uma redução significativa nos gastos com a entrega, além de promover uma experiência de vanguarda tecnológica associada à marca. Para o cliente, é assegurada uma entrega segura, prática e rápida, otimizando o processo de compra e tornando-o, muitas vezes, até mesmo viável, já que algumas pessoas não compram online por não ter como receber as encomendas. 

Deseja saber mais sobre armários inteligentes? Confira o nosso artigo sobre o assunto! 

Conclui-se, então, que a última milha é a etapa final do processo de uma compra online, mas de longe a menos importante. Por isso, é essencial estar atento à gestão desse processo e buscar sempre otimizá-lo, o que implicará em redução de gastos e no aumento da satisfação do cliente.

Gostou do nosso artigo? Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades!  

Ou, se preferir, entre em contato conosco para tirar dúvidas ou conhecer melhor as nossas soluções.