fbpx
Rolar para o topo

Lockers Inteligentes e Covid-19: qual é a relação?

lockers-covid-19

Sabemos que o uso de lockers já não é novidade para muita gente, afinal muitos estabelecimentos já utilizam a tecnologia associada ao clique e retire, modalidade essa por meio da qual o cliente compra online e retira o produto na própria loja ou em algum ponto fixo.

Esse uso, no entanto, tem aumentado cada vez mais no contexto atual, em que o Covid-19 nos obriga a redobrar as medidas de segurança e a reduzir o máximo possível o contato físico.

Mas afinal, como os lockers podem ajudar nesse período?

Durante a pandemia, as operações de venda e logística vêm sendo redesenhadas, visando se adequar às necessidades atuais, sem interromper o processo e o funcionamento. Nesse sentido, os lockers assumem um papel fundamental. Veja abaixo alguns dos principais benefícios trazidos:

Redução do contato físico

entrega-sem-contato-covid-19

Os armários inteligentes foram desenvolvidos com tecnologia de ponta, de forma que, após o depósito da encomenda, o consumidor pode retirá-la no momento mais conveniente para ele, sem necessidade de ter contato físico com quaisquer funcionários.

Dessa forma, a implementação dos lockers no estabelecimento, seja ele comercial ou residencial, reduz drasticamente o contato físico entre as pessoas, permitindo que o comerciante realize suas vendas normalmente e que o consumidor retire seus produtos com praticidade e segurança. 

Diminuição dos custos relacionados à logística 

Além disso, ressalta-se que os custos logísticos para o fornecedor também são reduzidos, uma vez que as despesas com armazenagem e última milha deixam de ser significativos no processo.

Além das reduções de custo, ainda há outro ponto positivo: a qualidade na entrega. O processo de entrega é encurtado, de forma que os clientes podem receber suas encomendas rapidamente, o que gera satisfação e, muitas vezes, fidelização do cliente.

Por fim, ainda há a facilitação do processo de logística reversa, já que as encomendas podem ser facilmente depositadas de volta para que haja a troca pelo produto desejado.

Armazenagem de insumos ou produtos

lockers-inteligentes-covid-19

Os lockers, além de serem uma excelente forma de adotar o clique e retire, podem servir, ainda, para armazenar insumos ou produtos, otimizando o espaço do estabelecimento.

Isso porque eles contam com gavetas de diversos tamanhos, as quais podem servir como uma espécie de depósito para alocar insumos para os funcionários, produtos da loja, pedidos em separação ou até mesmo para receber e estocar mercadorias.

Quer saber mais? Confira o nosso artigo sobre armários inteligentes.

Como eu posso utilizar o locker no meu negócio?

Os armários inteligentes podem atuar nos mais diversos tipos de operação, tendo diversas funções. Eles podem ser instalados em estabelecimentos comerciais, conforme visto, visando operacionalizar o modelo clique e retire, além de facilitar a logística operacional de e-commerce. 

Eles também podem estar em condomínios, otimizando a gestão de encomendas realizadas pelos moradores e até mesmo de pedidos de delivery, o que evita o acúmulo de pacotes na portaria e a sobrecarga de funcionários.

Ainda, eles podem servir como uma espécie de depósito, sendo uma ótima opção de armazenamento, seja para recebimento de insumos por restaurantes, por exemplo, já que existem lockers refrigerados, ou de mercadorias por lojas ou quaisquer estabelecimentos comerciais.

Os armários inteligentes também podem ser instalados em pontos como postos de gasolina e estacionamento, visando a retirada facilitada de encomendas pelo cliente final.

Ainda, no período de isolamento social, eles podem ajudar na distribuição de equipamentos de segurança, como luvas, máscaras, jalecos, diretamente dos fabricantes para hospitais, facilitando o processo e reduzindo o risco de contágio pelo Covid-19.

Pode-se concluir, portanto, que os lockers atuam na gestão inteligente de entrega, recebimento ou armazenamento de encomendas, oferecendo soluções seguras e que reduzem o contato físico e o risco de contágio pelo corona vírus.

Dessa forma, as operações de vendas podem continuar existindo, ainda com o fechamento do comércio, evitando que os estabelecimentos quebrem.

Leia sobre os armários inteligentes MeuLocker e as soluções para diversos modelos de negócio.

Ou, se preferir, entre em contato com nossos especialistas.