Rolar para o topo

Portaria remota: entenda tudo sobre essa tecnologia

O conceito de portaria remota ou portaria virtual tem sido cada vez mais difundido entre as pessoas, já que é uma tecnologia relativamente fácil de ser implementada e que acarreta diversos benefícios. No entanto, ainda há diversas dúvidas sobre o assunto, e iremos esclarecer algumas abaixo. Confira:

 

O que é portaria remota e qual a sua função?

Portaria remota é uma tecnologia criada para que o acesso ao prédio ou ao condomínio seja controlado à distância, por profissionais localizados em centros de monitoramento.

A principal função dela é substituir a presença física de um porteiro ou de um funcionário designado para ficar na portaria, por uma central virtual de monitoramento, que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Dessa forma, o atendimento que antes era feito diretamente na portaria, se torna remoto.

 

Essa tecnologia é segura?

Muitas pessoas questionam sobre a segurança e se ela não é colocada em risco. E a resposta é: pelo contrário!

Os porteiros, a partir do momento que estão na portaria física, ficam vulneráveis a diversas situações, as quais também podem colocar em risco os moradores do prédio.

E isso não acontece com a adoção dessa tecnologia.

Ainda, ressalta-se o controle minucioso em relação à entrada de pessoas no prédio, conforme exposto a seguir.

 

Como a portaria remota funciona na prática?

São utilizados códigos ou um QR Code para acesso dos moradores ao prédio, podendo haver também sistema de biometria. Com isso, há um acesso individual para cada um, tanto pela portaria quanto pela garagem.

O controle de visitantes é feito de forma prática, rápida e segura. Toda vez que alguém chega, a central de monitoramento entra em contato com o morador e solicita autorização.

Vale ressaltar que muitas delas não utilizam serviço de internet, devido à possibilidade de instabilidade do serviço. Na maioria das vezes, são utilizados protocolos de comunicação, integrados entre o condomínio e a empresa contratada para instalar esse serviço.

Em relação às entregas – delivery de refeições ou encomendas online, por exemplo – é seguido o protocolo adotado pelo condomínio. Então, se houver autorização do regimento interno e do morador, o entregador pode subir até o apartamento para realizar a entrega.

No entanto, se não houver essa autorização, pode haver um funcionário designado para o recebimento.

Nesse sentido, muitos condomínios têm adotado o sistema de lockers inteligentes para a gestão de entrega e recebimento de encomendas. Esses armários têm integração com o sistema de portaria remota, e facilitam todo o processo para que o morador receba a mercadoria com segurança e comodidade.

Entenda melhor quais são os benefícios dos lockers para condomínios.

 

Quais são os benefícios da portaria remota?

Um dos principais benefícios da portaria remota é a redução de custos com funcionários designados para ficar na portaria física, o que pode reduzir também a taxa condominial.

A tecnologia conta com diversos equipamentos e sistemas inteligentes que são oferecidos aos moradores, de modo que, como é um sistema moderno, seguro e almejado por diversos condomínios, promove a valorização do imóvel.

Além disso, há maior segurança, já que o sistema inteligente realiza todo o gerenciamento de acesso, evitando situações de risco pelas quais o porteiro poderia estar sujeito.

Ainda, ressalta-se que muitas empresas de portaria remota contam com um sistema inteligente de backup que permite que a tecnologia funcione por horas mesmo sem energia.

Podemos concluir, portanto, que a portaria remota é uma excelente opção para condomínios que visam economizar com os gastos com pessoal, além de modernizar todo o sistema de gerenciamento de controle de acesso e segurança.