fbpx
Rolar para o topo

Serviço de logística: por que terceirizar?

Sabe-se que grande parte dos custos de uma empresa é destinado à operação logística. Isso porque são inúmeros os gastos com funcionários destinados a isso, armazenagem, processamento de encomendas e transporte.

Ressalta-se, inclusive, que este último tem uma importância fundamental e demanda grande parte dos custos, já que a gestão de última milha é uma etapa importante e peça-chave para gerar a satisfação do consumidor com a compra.

Mas afinal, o que é a terceirização do serviço de logística?

O próprio nome já diz. Nada mais é do que delegar a terceiros – de preferência uma empresa especializada no ramo – os serviços com a operação. Existem diversas opções, e pode-se optar por contratar um serviço que abranja todos as etapas, ou por serviços separados, como só o de transporte, por exemplo.

Nesse sentido, terceirizar o serviço de logística pode ser uma boa opção para quem busca reduzir gastos com a operação e, ao mesmo tempo, promover uma entrega rápida e de qualidade.

Abaixo, listamos alguns benefícios. Confira:

1. Redução dos custos com operação logística

Conforme dito, muitas empresas sofrem com os altos custos acarretados pelo processo de logística. A terceirização desse serviço colabora para a redução destes gastos, já que não será necessário possuir um quadro de funcionários destinados a este fim.

Além disso, diante da contratação do serviço, os gastos só ocorrem de acordo com a demanda, a qual pode variar.

Por fim, não será necessário gastar com maquinário, frota de veículo ou até mesmo galpões para armazenagem dos produtos, o que, como sabemos, são fatores responsáveis por uma parcela significativa dos gastos.

terceirizacao-logistica

2. Eficiência nas entregas

Ao optar por delegar o serviço de logística de entrega, é muito provável que se contrate uma empresa especializada no ramo. Por isso, a probabilidade de as entregas ocorrerem com maior qualidade e em um prazo menor, é alta.

Além disso, pode-se optar pela entrega em armários inteligentes ou lockers, serviço conhecido a partir da disseminação pela empresa Amazon, nos Eua. Os Lockers Amazon servem como pontos de entrega de encomendas, de modo que o cliente pode retirá-la no local escolhido e no momento mais oportuno, mediante o fornecimento de uma senha ou QR Code.

Leia mais sobre armários inteligentes.

operacao-logistica

3. Diminuição dos riscos

Ao optar por delegar os serviços de logística, há uma maior chance de garantir que as atividades sejam realizadas da melhor forma possível. Com isso, os riscos são reduzidos.

Além disso, a responsabilidade com a operação é reduzida, já que haverá um contrato de prestação de serviço, o qual deverá contar com cláusulas específicas sobre as responsabilidades que caberão à empresa contratada.

servico-de-logistica

4. Otimização de outros serviços

A partir do momento em que se delega serviços de logística, é possível dedicar-se a otimizar outros setores da empresa, já que haverá mais capital e tempo disponível para isso. 

Dessa forma, pode-se focar, por exemplo, na melhoria da qualidade dos produtos ou serviços da empresa, o que aumentará a satisfação do cliente e, consequentemente, sua recorrência.

qualidade-logistica

Pode-se concluir, portanto, que terceirizar serviços de logística pode ser uma ótima opção para empresas que visam reduzir os custos com a operação, mas sem perder a eficiência e agilidade nas entregas.

Gostou do artigo? Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades em seu e-mail!

Caso possua alguma dúvida ou queira falar com o nosso time de especialistas, entre em contato.