Rolar para o topo

5 dicas para ser um síndico de sucesso

Ser um síndico de sucesso nos dias de hoje não é uma tarefa fácil. Isso porque é necessário ter tempo e disponibilidade, além de conhecer a fundo o funcionamento do prédio. Por isso, listamos abaixo algumas dicas para exercer essa função da melhor forma possível. Confira:

Sempre organize toda a documentação e registro necessários

É fundamental ter toda a documentação organizada e, de preferência, em planilhas. Assim, ela poderá ser facilmente encontrada e acessada quando solicitada por alguém.

Além disso, a organização facilita bastante no momento de prestação de contas, o que é uma das funções primordiais de todo síndico de sucesso.

Mantenha uma boa relação e comunicação com os moradores

Para ser um síndico de sucesso, é necessário manter uma boa comunicação. Isso porque os moradores vão querer saber e entender quais demandas você está priorizando e quais estão sendo de fato realizadas, e o motivo disso.

Por isso, sempre aja com clareza e transparência, mostrando-se presente e disponível para o esclarecimento de quaisquer dúvidas.

Conheça bem todas as demandas do prédio

Não é aconselhável ser síndico de um prédio se você não conhece a fundo todas as necessidades e demandas de melhorias. Por isso, procure entender quais serviços devem ser prestados para solucionar os problemas de acordo com a prioridade e urgência de cada um.

Esteja atento a tecnologias que facilitem a gestão

Hoje em dia, existem diversas tecnologias aplicadas a prédios e condomínios para facilitar a gestão. Dentre eles, softwares de administração e aplicativos para ajudar na organização de anotações, por exemplo.

Além disso, há também sistemas de portaria remota para facilitar o acesso e lockers para condomínios que facilitam a gestão de encomendas.

Realize todas as manutenções necessárias

É importante estar atento à conservação do prédio, tendo em vista que problemas relacionados a isso podem acarretar a desvalorização do imóvel, além de gerar desconforto e possíveis problemas com os moradores.

Diante disso, é importante prezar por serviços que caibam no orçamento, mas que também sejam de qualidade e com garantia de eficácia. Uma boa alternativa pode ser manter contratos com empresas confiáveis.

Conclui-se, então, que para ser um síndico de sucesso devem ser observadas diversas boas práticas, com cuidado e atenção às demandas estruturais e às reivindicações dos moradores.

Quer receber mais dicas? Acesse a nossa newsletter e fique por dentro!